A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado de São Paulo (Assojaf-SP) nasceu do desejo de um grupo de servidores públicos cientes da importância de defender os interesses e valorizar a atuação dos oficiais de justiça avaliadores no cumprimento de sua nobre missão na sociedade.
A entidade foi fundada oficialmente em 23 de janeiro de 1986, sob a liderança do primeiro presidente, Dorvalino Signor.
Ao longo de três décadas, muitas lutas foram travadas pela entidade em defesa dos direitos e da dignidade dos oficiais de justiça no exercício de sua profissão e no cumprimento de suas missões com total dignidade.
Em 23 de julho de 2004, sob a liderança do então presidente Ronaldo Barbuy, e com o apoio de toda a diretoria e associados, a Assojaf-SP adquiriu sua primeira sede própria da Associação, em um endereço histórico: o Edifício e Galerias Califórnia, no centro de São Paulo.
Acompanhando as mudanças do tempo, o estatuto da Entidade esteve em constante evolução, passando por aperfeiçoamentos para garantir a participação efetiva de todos os associados.
Uma das atualizações recentes, no ano de 2013, permitiu a ampliação do mandato da diretoria para 3 (três) anos, de maneira a dinamizar a gestão e dar mais consistência e celeridade aos projetos.
Ao longo de sua história, a Assojaf-SP pode comemorar algumas conquistas como: ação que suspendeu o desconto do PSSS sobre a FC, antecipação da tutela na ação pela não incidência de IR sobre o abono de permanência, MI (aposentadoria especial), ação dos 13,23% sobre os vencimentos, MI para revisão geral, indenizaçãode transporte durante as férias, dentre várias outras propostas.
Sempre ao lado dos colegas oficiais de justiça, a Assojaf-SP, em 2014, uniu-se aos servidores de todo o Brasil em protesto para lembrar a morte do colega de profissão Francisco Ladislau Pereira Neto, assassinado no dia 11 de novembro durante cumprimento de um mandado em Barra do Piraí/RJ.
Veja também:
VERSÕES ANTERIORES DO ESTATUTO (ARQUIVO PDF)
DISCURSOS DE POSSE DO ÚLTIMOS PRESIDENTES